Campeonato Mundial de Xadrez: Ian Nepomniachtchi e Liren Ding
A Páscoa de 2023 reserva mais do que ovos de chocolate e a celebração da ressurreição de Jesus Cristo: tem Campeonato Mundial de Xadrez na área! A disputa será em Astana, Cazaquistão, entre os dias 07/04 e 01/05.
A data do Mundial possui um simbolismo com o feriado: após 10 anos de domínio do norueguês Magnus Carlsen, haverá vida nova nos tabuleiros, pois o russo (Ian) ou o chinês (Liren) terão a chance de ser campeão mundial pela primeira vez.
Em 2005, Garry Kasparov se aposenta e deixa um vácuo no posto de melhor enxadrista do mundo. Mais: na época, o título mundial era dividido entre PCA (Players Chess Association, entidade liderada por Kasparov) e a FIDE (Federação Internacional de Xadrez).
Dessa vez, a situação não é de impasse e a disputa será entre 2 enxadristas de altíssimo nível -são respectivamente os números 2 e 3 do mundo atualmente.
Comparativo entre Nepomniachtchi e Liren
*Rating FIDE: o russo Ian Nepomniachtchi possui 2795, enquanto Liren Ding tem 2788.
Ranking: Ian é o número 2 do mundo e Liren, o 3.
Idade: Nepomniachtchi nasceu em 1990 e Ding, em 1992 – jovens, mas já experientes jogadores da elite.
Origem: a clássica escola russa de Ian se confrontará com o novo xadrez proposto pelos chineses, com forte influência das análises de computador na formação/conceituação do jogador.
Confrontos diretos (em **ritmo clássico): 3 vitórias a favor do russo, 2 derrotas e 8 empates (+3 -2 =8) – há muito equilíbrio.
* Rating FIDE: é a pontuação que um enxadrista possui através do desempenho que tem em suas partidas em Torneios sancionados pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez). Visa calcular a força de jogo de um jogador através de fórmulas matemáticas. Foi idealizado pelo físico Arpad E. Elo, nos anos 60 do século XX.
** Ritmo clássico: permite ao jogador um maior tempo de reflexão (tempo disponível para cada jogador utilizar), pois são partidas de no mínimo 1h de tempo para cada jogador. No caso do Mundial, são 3 controles de tempo.